O que esperar do Project Super Secret?


(Project Super Secret, o projeto mais esperado da história do Club Penguin)
Olá pinguins! Tudo bem com vocês? Aqui é o Sonic!

Bom, hoje não estou aqui para postar um quadro, nem mesmo uma notícia, mas estou aqui para fazer a minha primeira coluna, exclusiva do MACP. Hoje falarei do Projeto Super Secreto, o assunto relacionado a CP mais badalado do momento. Vocês devem ter percebido que eu demorei um bom tempo para terminá-la. A única coisa que tenho a fazer é pedir desculpas, eu explicarei com mais detalhes essa situação futuramente. Aqui explicarei o que é o PSS, citarei seus mais importantes sneak peeks, farei teorias sobre o projeto baseando-me nos sneak peeks e deixarei uma conclusão. Enfim, sem mais enrolações, vamos para a coluna.

O que é o Projeto Super Secreto?

O Projeto Super Secreto foi um projeto oficialmente anunciado em 2015, e promete trazer um grande passo para o jogo, assim como em 2013, quando os pinguins ficaram mais "realistas" e praticamente quase todas as salas foram modificadas conforme o tempo. Quando Spike Hike anunciou sua saída da administração do Club Penguin, ele fez uma citação ao Projeto Super Secreto.

Sneak Peeks

A primeira prévia do PSS foi lançada em 3 de Julho de 2015, através de um vídeo lançado no canal oficial do Club Penguin. Nele, era mostrado um sneak peek de um customizador de pinguins. Vale citar que recentemente foi postado um novo vídeo no canal oficial do Club Penguin que mostrava o que seria uma versão próxima da versão final do Customizador de Pinguins. Para ler uma postagem minha comentando sobre esse assunto junto com algumas teorias, clique aqui.

Primeiro Vídeo demonstrando o Customizador de Pinguins:



Segundo Vídeo demonstrando o Customizador de Pinguins:



Em 21 de Agosto de 2015 foi lançado mais um sneak peek, em forma de vídeo. O vídeo tem o título "Se Manifeste", e mostrava algumas ações que podiam ser feitas por um pinguim tridimensional, como dançar, rir e pular.

Vídeo demonstrando as Ações dos Pinguins:


O próximo sneak peek foi lançado em Novembro de 2015. Dessa vez foi lançado no blog oficial do Club Penguin por Megg. Essa prévia mostrava imagens do que seria uma sala de boas-vindas para o jogador. No final da postagem a moderadora pediu sugestões de itens para decorar a sala.
Para ler a postagem, clique aqui. (em inglês) Confiram as imagens:





Em questão de dias para o ano de 2015 acabar, foi lançado por Spike Hike um dos mais importantes sneak peeks do Project Super Secret no seu Twitter que intrigou muitos jogadores. Basicamente na postagem era mostrada uma imagem do que seria a ilha do Club Penguin na linguagem de programação de jogos Unity. Confiram o tweet junto com a imagem em 3D da ilha do Club Penguin:

Já em 2016, Megg postou no blog oficial do Club Penguin não especificamente um sneak peek do PSS, mas sim uma postagem de feliz ano novo. Você deve estar perguntando o que isso tem a ver com a coluna, mais tarde nessa postagem irei explicar o porquê. Nela, há um pinguim em 3D ao lado da mensagem "Happy New Year".  Para ler a postagem, clique aqui. Confiram: 


Em 29 de Janeiro de 2016, foi postado no blog oficial o Club Penguin uma arte do que seria uma barraca da diversão, que segundo Gajotz seria um sneak peek do PSS. Para ler a postagem, clique aqui. Confiram a arte:

Em 24 de Fevereiro de 2016, foi lançado por Spike Hike um sneak peek de um novo aplicativo que seria parte do PSS, o Disney Mix. Tudo começou quando Spike Hike chamou os pinguins da Austrália e Nova Zelândia para testar um novo aplicativo que fará parte do Project Super Secret. Na época nem todos sabiam qual era esse aplicativo, porém algum tempo depois acabei descobrindo que se tratava do Disney Mix. Nesse mesmo dia, foi lançado no site da Disney um trailer do aplicativo. Para vê-lo, clique aqui. O anúncio do aplicativo foi feito um pouco depois disso. Para ler a minha postagem falando mais sobre o Disney Mix, junto com o trailer do app, clique aqui. Dois dias depois, Megg postou um vídeo sobre o assunto. Nele, a moderadora comentava que o aplicativo era muito mais que um app exclusivo do Club Penguin, e falava algumas características sobre o Disney Mix. Após pesquisar um pouco sobre o assunto, achei alguns vídeos de usuários que obtiveram acesso ao Disney Mix. A maioria deles mostrava os stickers do Club Penguin, por isso selecionei um, que estará aí embaixo.

Vídeo falando sobre o Disney Mix



Créditos a Turma do Selo pelo vídeo

Demonstração dos "Club Penguin Stickers"



Teorias:

Bom, agora vamos a parte mais interessante da postagem, as teorias. Primeiramente vamos estudar um pouco o Customizador de Pinguins. No primeiro vídeo dessa ferramenta podemos ver um menu simples de customização, com uma barra de bate-papo e quatro botões. O primeiro parece ser um botão para levar a página inicial, o segundo parece ser um botão de "+" inserido na barra de bate-papo, e provavelmente mostraria algumas opções do chat. O terceiro botão também estava inserido nessa barra, e possuía a face de um pinguim como ícone, o que me intrigou bastante também. Já o último botão parece ser um botão de enviar. Ao longo do vídeo podemos ver que temos várias texturas, cores e ícones para customizar o pinguim. No vídeo recente disponibilizado pela equipe do Club Penguin, vemos várias diferenças dessa versão do customizador de pinguins lançada no ano passado. O menu tinha sido mais "modernizado". Também pudemos ver que os itens de corpo não serão os únicos itens que poderão ser customizados, mas também os cabelos, itens de cabeça e itens de pé. Na minha opinião, é realmente uma boa ideia poder colorir os cabelos do jeito que o jogador quiser. Também podemos ver que temos vários novos ícones e texturas para usar. Uma coisa curiosa que vi nesse vídeo é que os jogadores terão que pagar um preço para comprar os itens a serem customizados e para salvar os itens customizados. Pelo o que pudemos ver no vídeo, o preço para fazer isso é 50 moedas. Para terminar a parte de customização, podemos ver no final do vídeo que esses itens personalizados podem ser combinados com outros itens. Porém, uma coisa me intrigou bastante nessa edição. Várias opções foram removidas do menu de customização, como o botão de página inicial e a barra de chat. Eu creio que o ícone de página inicial tenha sido substituído por aquele botão de "X" no canto superior direito, e a barra de chat provavelmente foi transferida para outra parte do aplicativo.

Agora vamos para o próximo sneak peek, o vídeo "Express Yourself", que mostra novas ações que os pinguins poderão fazer após o Project Super Secret ser disponibilizado, como uma forma alternativa de dançar, rir, pular, entre outras. O vídeo é curto, porém mostra que os pinguins não ficarão mais limitados apenas a acenar, dançar, sentar e mostrar emoticons, e isso é algo inovador no jogo.

Agora vamos falar sobre o sneak peek da sala de boas vindas. Para quem não sabe, há alguns anos atrás o jogador simplesmente criava seu pinguim e era largado na ilha sem nenhum tipo de guia ou ajuda. O famoso "se vira". Porém, a Sala de Boas Vindas surgiu para acabar com isso. Por mais que seja uma sala bem simples e pequena, ela já ajudava o jogador a se guiar no jogo. Infelizmente essa sala teve seu fim em 2013, porém com esse sneak peek lançado em 2015 podemos confirmar a volta dessa sala no Project Super Secret. Dessa vez, parece que a Sala de Boas Vindas será mais extensa, e estará localizada em um lugar marinho, por causa de suas algas e conchas na ponte. Pelo pouco que podemos ver, parece que essa sala ficará cercada por árvores e terá um centro. Porém, vi algo curioso na terceira imagem. Perceberam que tem um texto ligado por uma seta até o círculo roxo da base? Pois bem, traduzindo esse texto, a mensagem que está escrita quer dizer algo do tipo "a textura central será removida para refletir qualquer game info exibida na tela da Fun Hut". Ou seja, isso significa que a Fun Hut, outro sneak peek que fora disponibilizado mais tarde, terá alguma influência importante nessa sala.

O próximo sneak peek é a ilha do Club Penguin em Unity. Observando a imagem um pouco mais atenciosamente, podemos ver parte da nova Sala de Boas Vindas, a Praia e uma construção grande no fundo. Provavelmente a Sala de Boas Vindas estará atrás do Farol, e nessa imagem podemos ver que tem uma placa com a mensagem "Bem vindo ao Club Penguin!". É possível ver que a Fun Hut estará situada nessa sala e que provavelmente será muito importante para essa sala. Também podemos ver que o Migrator provavelmente ficará do lado da Sala de Boas Vindas e, o mais curioso, essa sala possuirá uma plataforma marcada com o símbolo de um alvo. Creio que esta seja uma plataforma de voo para pinguins que usem jetpacks. Quanto a aquela construção no fundo, acredito que seja um novo castelo que está vindo por aí. Enfim, considero esse um dos melhores sneak peeks que já foram lançados sobre o Project Super Secret, pois mostra muitas coisas que serão adicionadas a ilha após o PSS.

Lembram que eu havia falado sobre a imagem da postagem de ano novo, e que tinha dito que explicaria a razão dessa imagem estar nessa coluna? Pois então, essa é a hora. Não sei se perceberam, mas o pinguim em 3D possui uma coroa e um cabelo, dois itens de cabeça, além de uma camisa e um short. Isso significa que provavelmente será possível combinar itens do mesmo tipo, ou talvez sejam novos tipos de item mesmo. Mas de fato seria uma boa ideia da equipe do Club Penguin.

Vamos falar da Fun Hut agora. Como disse anteriormente, provavelmente essa barraca será importante para a Sala de Boas Vindas. Nela, podemos ver um pinguim na Fun Hut que provavelmente será uma espécie de guia nessa sala. Pelo que podemos ver, a barraca tem algumas bugigangas que pelo que parece estarão a venda, como piñatas e outros. Uma coisa que me chamou atenção foi aquela pequena máquina do lado da barraca. Acredito que aquilo seja algo para alimentar os puffles, assim como as máquinas presentes na Pizzaria e no Pet Shop.

Agora vamos para o sneak peek, ou melhor, anúncio mais recente que se tem notícia, o Disney Mix. Bom, vou tentar fazer um resumo dos três vídeos disponibilizados sobre o assunto. Basicamente o aplicativo servirá como uma espécie de rede social que é direcionada a fãs da Disney, não somente aos do Club Penguin. Primeiro vou falar do trailer do app. Logo de início podemos ver que é possível criar avatares com características de personagens do universo Disney. Em seguida, é mostrada a parte do chat do aplicativo, onde podemos ver que é possível mandar "memes", stickers (gifs) e emoticons com a temática do universo Disney. Na próxima parte do trailer, aparece um balão de fala dizendo "Share a Laugh!", o que significa "divida um sorriso". Em seguida aparece uma animação especial de uma planta carnívora comendo o outro avatar que estava na conversa, e após isso, por um curto período de tempo, aparecem dois diálogos que falam do "Cards of Doom". Enfim, depois aparecem os dois usuários jogando um minijogo. Por um curto período de tempo, podemos ver que o nome do minigame mostrado no trailer se chama Spikes. Porém o que mais me chamou atenção, é que na curta gameplay podemos ver que o minijogo pode ser jogado cooperativamente, o que é algo muito interessante. Bom, fim do trailer, agora vamos para o vídeo de Megg. No início do vídeo, a moderadora fala que o Disney Mix estará disponível para a Austrália e Nova Zelândia para testes, e faz algumas piadas. Em seguida, ela mostra o seu avatar no aplicativo, e com essa demonstração podemos ver várias opções para customizar o avatar. Após isso, Megg mostra os stickers relacionados ao Club Penguin que encontrou no app. Pausando o vídeo, podemos ver que há uma aba específica para o CP nos stickers, e podemos ver que os stickers mostrados são exclusivamente de puffles. Após isso podemos ver algo bem curioso pausando o vídeo novamente. A moderadora abre a página de games, e aparecem 5 minijogos, um parece ser o Spikes, também conhecido pelos leitores como "Geometry Dash do Disney Mix" que foi mostrado no trailer. O outro era o Cards of Doom, o assunto daquele diálogo do trailer. Com essa parte do vídeo, podemos confirmar que o Cards of Doom funcionará como um minijogo. O terceiro minijogo é bem misterioso, o ícone dele são dois quadrados com as letras "W" e "B", e isso é muito pouco para podermos saber do que realmente se trata esse minijogo. O quarto minigame também é indefinido, e tem como ícone o que eu creio ser o castelo da Disney, e o último minigame é o antes mostrado "Meme Machine", que na minha opinião parece ser o minijogo mais interessante. Após essa pequena pausa, mas não menos importante, temos uma gameplay acelerada de Megg jogando o minijogo Spikes, com um toque humorístico. Durante essa gameplay, podemos ver que o objetivo do jogo é coletar o máximo de gemas possíveis sem morrer, sendo que o jogador possui apenas 3 vidas. No final do vídeo, Megg mostra duas animações especiais. Agora vamos para o último vídeo, a demonstração dos stickers do CP feita pelo jogador Pen50gi. No vídeo, Pen50gi basicamente testa os 10 Club Penguin stickers com o Mixbot, sendo eles o Puffle Gato Laranja, o Puffle Azul, o Puffle Verde, o Puffle Unicórnio Amarelo, o Puffle Preto, o Puffle Laranja, o Puffle Marrom, o Puffle Branco, o Puffle Cachorro Azul e o Puffle Dourado. Isso comprova que os stickers de CP do Disney Mix serão exclusivamente dos puffles.
Bom pessoal, acabaram os sneak peeks. Porém eu deixei de falar de um assunto muito importante que não é exatamente um sneak peek, mas esse assunto não poderia ficar de fora dessa postagem. Estou falando do rumor de que o PSS será somente para aparelhos móveis. Basicamente na noite do dia 5/3/16, começou a circular um rumor de que o CP viraria um aplicativo exclusivo para aparelhos móveis. Essa teoria chegou principalmente aos xats e Twitter. No momento, estava com meus amigos no xat do MACP, e na hora ficamos bastante preocupados com esse rumor, inclusive eu (entrei em pânico para falar a verdade). Após algum tempo, descobrimos que a fonte não era confiável, porém continuamos preocupados com essa possibilidade. Não sei se viram o link da postagem do blog oficial do Club Penguin de Megg falando do Customizador de Pinguins que deixei logo no início da postagem, mas se vocês viram provavelmente perceberam que após anunciar o  vídeo a moderadora comentou sobre esse rumor. Para nossa preocupação, Megg disse que a equipe ainda está discutindo sobre qual plataformas o Project Super Secret estaria disponível, mas que contavam com o apoio da comunidade. Sinceramente, acho que é uma boa ideia investir nos aparelhos móveis, até porque é uma área que vem crescendo muito nos últimos tempos. Porém, é ridículo transformar um jogo com tanta história em apenas mais um app de celular exclusivamente. Isso com certeza seria um desrespeito com a gigantesca comunidade do CP. Quase todos os jogadores e desenvolvedores de conteúdo relacionados a Club Penguin se fixaram nos computadores, e com certeza seria uma mudança drástica que ia causar muitas consequências. Enfim, acho que a equipe não seria ousada ao ponto de cometer um erro desses, porém eles foram capazes de pôr um pinguim gay na capa do catálogo, algo que ninguém esperava, então podemos dizer que tudo é capaz de acontecer quanto a essa questão.

Conclusão:

Após essa montanha de informação sobre o PSS, farei um resumo sobre o que espero do tão desejado projeto. Enfim, eu acho que grande parte do Projeto Super Secreto será focada em modernizar o jogo de um modo geral, melhorando os gráficos, acrescentando novas opções, incrementando a jogabilidade, entre outros, assim como em 2013. Provavelmente o PSS ficará disponível nos aparelhos móveis como uma versão modernizada do MyPenguin, e acredito que ele também seja disponível nos computadores. O customizador de pinguins pelo que parece será uma opção exclusiva dos aparelhos móveis, pela tela dos vídeos. As ações dos pinguins, a ilha em Unity, a Sala de Boas Vindas, a Fun Hut e os pinguins em 3D podem estar disponíveis para ambos aparelhos móveis e computadores. Quanto ao Disney Mix, acho que esse aplicativo não terá tanta influência no Project Super Secret. Ah, não podia deixar de citar o rumor do CP ser exclusivo para aparelhos móveis. Como disse anteriormente, isso seria uma ideia totalmente estúpida, mas acredito que a equipe do CP não será capaz de cometer um erro desses. Porém, nunca pode se dizer nunca quando se trata da equipe do jogo.

E essa foi a coluna sobre Project Super Secret. Pessoal, nessa postagem eu tentei resumir ao máximo o Project Super Secret, apresentar algumas teorias sobre ele e informar você leitor, sobre esse assunto. Espero que eu tenha cumprido meu trabalho, pois essa coluna foi muito trabalhosa e requereu muito tempo para ser feita, como vocês puderam perceber ao longo dessas semanas. Portanto, espero que tenha entretido vocês. Bom pessoal, por enquanto é só. Fiquem bem e até mais!