Sonic Pipebomb #1 - A blogosfera da CPBR

Olá pinguins! Tudo bem com vocês? Aqui é o Sonic!

Primeiramente, quero desejar um feliz ano novo em nome da equipe do MACP! Espero que esse seja um ano com novas ideias, muitas postagens e muito sucesso para todos! E para começar o ano com o pé direito, hoje trago a primeira edição do Sonic Pipebomb! Vocês deram suas sugestões nos comentários do último post, e eu selecionei o assunto mais pedido.
O assunto de hoje foi sugerido pelo produtor e redator G Bob Billy e pelo redator Bruni300! Eles me sugeriram falar sobre a discutida questão da blogosfera do CP.




Este foi seu comentário:


"Hoje eu vejo que muitos estão criticando a atual blogosfera de nossa comunidade do CP, em relação ao seu ponto de vista à este assunto, o que você faria para mudar a visão deles, ou tipo, pelo menos fazer com que eles pensassem de um modo em que mostrasse que não estamos decaindo do modo que tantos pensam?"

Eu achei essa pergunta muito interessante pois é um assunto que me intrigou bastante durante esses 3 anos de CP. Está mais do que claro que a blogosfera que eu encontrei em 2012 era completamente diferente da de 2015. Em 2012, existiam muitos blogs, com uma boa audiência, como o Planet CP, Fire At CP, CP Premium, Top Splash, entre centenas de outros, que hoje estão extintos, porque seus administradores cresceram e viraram adultos, ou simplesmente perderam o interesse pelo jogo.



(Planet Club Penguin, um dos blogs mais tradicionais da história da blogosfera do CP)

                                                               
Hoje em 2015, vemos uma blogosfera totalmente hierárquica, onde toda a blogosfera brasileira do CP está concentrada em blogs gigantes, como o CP Avalanche. Em 2012, a dimensão de blogs de CP era tão gigante, que só de eu navegar pelos anúncios de parcerias entre blogs já perdia uma meia hora. Hoje, quando mergulho nesses anúncios de parcerias, não passo nem de 3 blogs, pois muitos deles estão acabaram ou estão abandonados.


(Club Penguin Avalanche, o maior retrato da hierarquia de blogs gigantes na blogosfera do CP brasileira.)

Esta é a questão. Há alguns anos atrás, tínhamos muitos mestres disponíveis na blogosfera do CP, como Edu Wunsch, Aamelo, Sempre234, Tio Best e Luk Lion, porém, como eu disse, hoje em dia alguns deles ou largaram o jogo ou foram para outras áreas da CPBR. Precisamos de pessoas assim na blogosfera do CP atualmente, com competência de administrar blogs.

Hoje em dia, a CPBR está muito concentrada no Twitter, deixando para trás a própria blogosfera, e não foi preparada uma nova comunidade para ocupar esses espaços. É doído falar isso, mas é quase invevitável a decadência da blogosfera, pois não temos pessoas o suficiente para administrar e movimentar esses lugares.

(Twitter e Youtube, redes sociais muito utilizadas pela CPBR)


Porém, nem tudo está perdido. Se todos fizerem sua parte, criando blogs, empregando postadores e dando audiência aos blogs, nós conseguiremos atingir o topo que um dia já atingimos. Além disso, temos projetos que tem como objetivo levantar a blogosfera do CP, como o Blogosfera CP.BR/PT, criado pelo blog Yeah Penguin. Esse projeto tem a intenção de combater a falência de blogs pequenos e mostrar que a blogosfera do CP ainda vive. O MACP concorda e faz parte desse projeto. Para saber mais informações sobre o Blogosfera CP.BR/PT, acesse o site clicando aqui. 

(Ícone do projeto Blogosfera CP.BR/PT, um projeto que tem como objetivo evitar a decadência da blogosfera do CP)


Conclusão: A blogosfera do CP sofre uma dura desocupação, sendo pouco influente para a CPBR, e é muito criticada por isso. Vemos isso ao comparar a blogosfera de anos atrás com a de atualmente, onde vemos que antigamente tínhamos vários blogs bem administrados com uma boa recepção e que atualmente vemos uma hierarquia de blogs bem-sucedidos que acumulam um grande número de leitores, excluindo blogs mais pequenos e os levando a falência. Ideias como a do projeto Blogosfera CP.BR/PT colaboram para a evolução da blogosfera do CP.
Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado da edição de hoje. Se vocês tem algo a complementar ou a contestar, comentem. Ah, e não se esqueçam de dar sugestões para a próxima edição. Até mais!

(Mosaico da bandeira do Brasil feito em meados de 2007, protestando por um server brasileiro/português no Club Penguin (naquela época não existiam servers em português), que acabou virando um dos símbolos da blogosfera brasileira no Club Penguin.)