Arquivos Árticos #9 I Relembrando as Festas de Natal 2011, 2012 e 2013


Olá, pinguins! Pinguins, mais da maioria de vocês, começaram a jogar Club Penguin pelos anos de 2011, 2012 e assim por diante, no período do meio do ano naquela época, dito em 2011, era bastante comum você ouvir dizer que estaria chegando em breve a festa de natal ou festa de fim de ano, assim dizendo, vocês ficavam na expectativa de que tudo seria maravilhoso, e o bom de dizer é que verdadeiramente era gostoso você presenciar o natal no Club Penguin durante aquela época, hoje em dia não se tem mais esta sensação, apesar de que, ouvimos muitas críticas ao longo dos últimos anos sobre as festas de natal no Club Penguin, vários pinguins, assim como eu, não ficaram satisfeitos com a festa de fim de ano nomeada, Dia da Morsa Feliz, houve uma certa decaída nesta festa, o ano de dois mil e quinze começou mal por causa disto, até chegamos ao ponto de ter uma entrevista exclusiva com o Screenhog sobre o nível de visitas no Club Penguin, e isto nos trouxe a pensar sobre a teoria de que o Club Penguin poderia acabar. Mas isso não acontecerá em breve, apesar de que tudo que se é bom, um dia há de terminar. Sem mais delongas, confiram abaixo mais uma edição do quadro Arquivos Árticos, lembrando que é uma continuação de todas as festas de fim de ano do Club Penguin, até 17 de dezembro deste mês.


Festa de Natal 2011 foi a sétima edição de Natal na Ilha Club Penguin. A festa começou no dia 15 de dezembro de 2011 e terminou no dia 28 de dezembro de 2011. Rockhopper retornou à ilha para celebrar a festa, que também contou com a presença da Tia Arctic. Com decorações completamente novas, o evento trouxe uma grande novidade: o Calendário de Adventos, localizado na Floresta, que distribuiu um item grátis todos os dias, durante 12 dias.
Durante a festa também houve mais uma edição da campanha Coins for Change, até então maior do que já fora, e que estava distribuindo um pin para qualquer pinguim que colaborasse com a campanha. Assim como na edição anterior, as moedas doadas eram enviadas para o Farol, e a meta era enchê-lo completamente.
Um pouco antes do evento começar, a revista Recreio divulgou um pouco de como funcionaria a festa e também sobre o Calendário de Adventos. Também contou que no dia 25, o último presente seria um item de corpo, isso trouxe um pouco de espanto já que na época geralmente eram dados apenas itens de cabeça aos não-assinantes.
Antes do evento começar a ser realizado na ilha, trouxeram algumas semanas antes cubos e madeiras de construção espalhados pelas salas do Centro e Praia.
Como visto a cima as salas que começaram com decorações básicas nos revelando sobre a Festa de Natal 2011 foram por tempo limitado pois a festa começou em 15 de dezembro daquele mesmo mês, e assim dando-se início a tão esperada festa!
Ao todo foram decoradas trinta de sete salas para o natal em 2011 no Club Penguin. (as imagens não tem uma resolução muito boa, por isso não irei colocá-las). A Coins for Change daquele mesmo ano foi enchendo o Farol até o topo, todas as doações feitas foram levadas até lá.


  • Quando o evento ocorreu, o Herbert ainda estava em hibernação devido A Grande Corrida. Durante a celebração da festa, Herbert estava usando um chapéu vermelho de Natal que provavelmente foi entregue pelo Klutzy, já que havia uma caixa de presente aberta e o caranguejo estava em cima de seu amigo, cochilando com ele.
  • Houve um falha que se o jogador mudasse o horário de seu computador, todos os itens do Calendário do Advento ficariam disponíveis, porém, essa falha foi corrigida pela moderação do jogo.
  • Foi a festa que mais teve itens grátis até então, batendo a recordista anterior, a Festa Medieval 2011.
Havia 23 itens grátis disponíveis durante essa festa. Incluindo os itens raros do navio do Rockhopper. E, por coincidência alguns daqueles itens estão de volta no Calendário de Adventos de 2015.


Festa de Fim de Ano 2012

Festa de Fim de Ano é uma festa do Club Penguin. Esta, comemorava a oitava edição das Festas de Natal e a 6ª campanha anual da Coins for Change - começou em 20 de dezembro de 2012 e terminou em 3 de janeiro de 2013. Nela, assim como em suas antecessoras, houve mais neve do que o comum na ilha e principalmente muitas decorações natalinas. Durante a festa, os jogadores puderam fazer biscoitos na Padaria e comprá-los na Loja de Biscoitos por 100 moedas, que foram convertidas em doações para uma das causas da campanha Coins For Change. Os biscoitos comprados puderam transformar assinantes em Renuffles ou Nevascas e não-assinantes em carros de corrida. Todos os jogadores que se conectavam entre os dias 20 e 25 de dezembro puderam receber presentes especiais do Calendário de Presentes de Natal. Os jogadores que se conectaram entre 25 de dezembro e 2 de janeiro puderam receber a tão esperada cor Branco do Ártico.



A Festa de Fim de Ano foi confirmada pelo moderador Polo Field no Blog Novidades em 20 de novembro de 2012. No dia 29 de novembro de 2012 foi posta uma página de saída anunciando que o evento começaria a partir do dia 20 de dezembro de 2012. A partir de 6 de dezembro do mesmo ano, outras coisas foram sendo adicionadas, como uma nova página inicial, tela de Entrada, entre outros.
Em 12 de dezembro, uma postagem no portal de entretenimento Terra da Argentina confirmou vários outros aspetos da festa, como a chegada do capitão Rockhopper e o enfim lançamento da cor Branco do Ártico, junto de vários outros itens especiais natalinos. Em 15 de dezembro, Polo Field confirmou em uma postagem no Blog Novidades a adição de emotions exclusivos para a festa e anunciou o início do Concurso Feliz Iglu Novo. A festa começou no dia 20 de dezembro de 2012 e terminou em 3 de janeiro de 2013.

Durante esta festa os jogadores puderam se transformar em Renuffles, Carro de Corrida e Nevasca.



Havia 19 itens grátis disponíveis durante essa festa, 12 desses itens estavam disponíveis no Calendário de Presentes de Natal, do dia 20 a 25 de dezembro de 2012, sendo 6 deles para assinantes e outros 6 não.


A Festa de Fim de Ano renovou as decorações natalinas repetidas nos anos anteriores. As mudanças incluíam um novo banquete feito na Pizzaria, uma pista de corrida que esteve localizada na Loja de Presentes para que os pinguins pudessem se transformar em carros, batalhas de bola de neve na Praia, além de um espaço de recreação na Floresta para RenufflesO céu da ilha, como acontece todo o ano, foi preenchido pela aurora boreal. Naquele ano, o famoso Escritório do Papai Noel foi transferido para a Cabana e todos os jogadores puderam acessar o Trenó do Noel ao subir a escada que antes levava ao Sótão. A Padaria, antes acessada pela Área VIP e constituída por apenas uma sala, teve um espaço reservado no Forte Nevado e foi a sede da campanha Coins for Change. Ao entrar na sala, o jogador era primeiro direcionado à Loja de Biscoitos, onde podia acompanhar as doações e comprar biscoitos especiais, para depois então acessar a Padaria e ajudar na produção de biscoitos.

A sexta campanha anual da Coins for Change, uma iniciativa global que recebe moedas virtuais doadas pelos jogadores de Club Penguin, tinha como objetivo em 2012 ajudar instituições de caridade ao redor do mundo. Para coletar moedas e doá-las a campanha, os jogadores puderam executar uma variedade de atividades, desde espetáculos beneficentes em seus iglus, através de postos de doação, até jogando os minijogos espalhados pela ilha. Pela primeira vez, os jogadores puderam ver em tempo real a quantidade de moedas que estava sendo doada até o momento para a campanha no Forte Nevado e na Loja de Biscoitos. As causas da campanha foram voltadas para o fornecimento de assistência médica, a proteção do planeta e a construção de lugares seguros. 


  • No idioma português, o nome Festa de Fim de Ano foi escolhido para retirar a ideia de comemoração única e exclusiva de natal. Isto porque alguns jogadores não comemoram tal feriado. Desse modo, a ideia de "fim de ano" no nome da festa remete às festividades que, para uma grande maioria, ocorrem nesse período.
  • A cada meia hora, um cuco aparecia no relógio da Torre do Relógio.
  • Sótão não pode ser acessado durante o evento já que ele foi substituído pelo Trenó do Noel, mas há uma falha que permite acessá-lo pelo Telefone Secreto.
  • A Estranha Parafernália Falante foi decorada pela primeira vez depois da destruição que Herbert causou na Operação Apagão.
  • O evento deveria acabar no dia 2 de janeiro de 2013, porém como em algumas festas ou simples atualizações foi adiado para dia 3 de janeiro de 2013, uma quinta-feira.

Festa de Fim de Ano 2013


Festa de Fim de Ano é um evento anual do Club Penguin. Esta, que era a 9ª edição do evento, começou em 19 de dezembro e terminou em 2 de janeiro de 2014. Ela estava sendo acompanhada pela visita do mascote Rockhopper, junto ao seu navio, o Migrator. A campanha anual Coins for Change também estava presente e junto à ela foram implantadas as linhas ferroviárias e os trens.



A primeira anunciação desta festa foi dada por Spike Hike, em setembro de 2013, durante uma entrevista para o blog SrijanrocksCPCheats. No Brasil, o Natal Carioca Shopping teve o tema de sua decoração de natal inspirada nesta festa. No primeiro episódio de The Spoiler Alert, exposto em 3 de dezembro de 2013, foi confirmada a visita do capitão Rockhopper na Ilha. Em 4 de dezembro de 2013, Polo Field divulgou no Blog Novidades, informações da campanha Coins for Change; de acordo com ele, neste ano seriam apoiadas 10 causas diferentes, desbloqueadas de acordo com a quantidade total de moedas doada pelos jogadores.
Em 5 de dezembro de 2013, algumas atualizações foram divulgadas: na página de assinatura do jogo, informou-se que assinantes poderiam adquirir fantasias de rena, um novo chapéu de puffle e andar em 4 diferentes tipos de trem pela Ilha; o navio do capitão Rockhopper podia ser visto através do telescópio no Posto de Observação; novas telas de saída, entrada e login foram divulgadas; com o lançamento de novos cartões postais, qualquer jogador poderia enviar o Gorro Boas Festas como presente a um amigo.


Um segundo episódio de The Spoiler Alert, exposto no Blog em 9 de dezembro de 2013, anunciou a volta da peça Festa do Humbug, alguns itens novos para o Catálogo de Puffles e que as moedas de Herbert, usadas durante a Operação: Puffle seriam exploradas por 3 tipos de trens, construídos por Gary. A Coins for Change 2013 seria comandada por Rockhopper, que traria também itens raros em seu catálogo.
O episódio de Game On sobre a Coins for Change 2013 mostrou como estavam sendo recebidos os donativos para o evento na vida real e como os seriam no próprio jogo. De acordo com ele, os jogadores poderiam se juntar em um trem escolhido, ganhando moedas no percurso que seriam destinadas aos postos de doação da campanha. O vídeo também anunciou um novo iglu, um novo pin e novos emoticons.
O terceiro episódio de The Spoiler Alert, em 16 de dezembro de 2013, confirmou alguns antigos aspectos da festa, como também os itens do novo catálogo para o evento. Nele também se mostrava que assinantes poderiam comprar trens, enquanto outros jogadores poderiam juntar-se a eles. O percurso seria repleto de obstáculos, que quando atingidos por bolas de neve renderiam moedas, doadas no final do percurso à campanha do ano.


Um total de 17 itens estavam disponíveis para este evento, sendo 13 deles referentes às causas da Coins for Change. Incluindo o  Iglu Doce Caramelado e mais alguns outros.


Iglu Doce Caramelado
Sacola de Brinquedos









A Festa de Fim de Ano 2013 teve grandes diferenciais em relação à edição do ano passado. A Padaria e o Trenó do Papai Noel, salas que podiam ser acessadas apenas em eventos desse tipo, foram totalmente descartadas - isto, provavelmente, devido à implantação das linhas de trem. No Forte Nevado, lugar em que costumava estar a Padaria, foi implantada a Estação de Trem e também o contador de moedas doadas em tempo real. A Casa do Papai Noel ficou pela segunda vez localizada na Cabana. Salas visíveis no Mapa tiveram, na maior parte, decorações novas - inclusive o próprio mapa, onde se poderia ver a linha de trem que passava pela Ilha por completo. Em algumas salas, como o Centro e também no Mapa, havia uma lista de estações de trem em iglus, em que os jogadores poderiam se reunir para completar o percurso em seus trens.

A sétima campanha anual da Coins for Change, uma iniciativa global que recebe moedas virtuais doadas pelos jogadores de Club Penguin, tinha como objetivo em 2013 ajudar 10 causas diferentes. Elas eram desbloqueadas de acordo com o total de moedas doadas por todos os jogadores. Cada projeto, quando liberado, oferecia ao jogador um item grátis, que estava relacionado à causa do projeto. Os jogadores podiam doar moedas voluntariamente em postos de doação espalhados pela Ilha, ou também comprar um trem e se dirigir ao Forte Nevado. Na Estação de Trem, assinantes podiam começar um novo percurso e pedir para que outros jogadores o acompanhassem, sendo permitido no máximo 5 carrinhos afixados. Não era necessário ter um trem para juntar-se à uma comitiva, mas se tornava caso o jogador quisesse manobrar pela sala. No percurso, existiam obstáculos aéreos que podiam ser atingidos por bolas de neve e que rendiam uma quantidade de moedas aleatória quando atingidos. Essas moedas, juntas, eram doadas no final do percurso à campanha. Três linhas compunham o caminho do jogador até o final (VerdeVermelha e Azul) - como elas estavam localizadas em diferentes salas da Ilha, o jogador poderia em meio ao percurso, encaminhar-se até elas ou delas juntar-se às linhas de trem. 

  • Após essa festa, ao invés de ter a Festa de Fim de Ano 2014, teve a Festa da Morsa Feliz.
  • No percurso de trem, os alvos menores valiam mais moedas, pois eram mais difíceis de serem atingidos.
  • Para celebrar o Natal nesse ano, o Carioca Shopping (Rio de Janeiro) usou o Club Penguin como tema da decoração.
  • Houve uma falha, posteriormente corrigida, em que quando os pinguins iam receber a 9ª recompensa das metas de doação da Coins For Change, aparecia uma mensagem a dizer que aquele item não estava disponível.



As festas de natal do Club Penguin nunca foram as mesmas depois de 2013. Embora, para este ano, eles estejam planejando algo melhor por causa da insatisfação dos pinguins nos últimos anos. Por final, semana que vem encerraremos o Arquivos Árticos com o final da sequencia das festas de natal.

O que vocês acharam desta sequencia? Alguém esteve presente em alguma das festas de natais citadas acima? Não esqueçam de deixar um comentário abaixo, até mais!